Coluna do Nenê – Fumaça, Nomes Que Marcaram e Burocracia – 16.05.2025

FUMAÇA BRANCA

Uma casa da Dinarte Ribeiro vai trocar a chaminé muito mais criativa

 

NOMES QUE MARCARAM A COMUNICAÇÃO

O que será que acontece com profissionais do mercado, de atuação brilhante por muitos anos em algumas grandes empresas, acabam sendo esquecidos quando saem??

 

BUROCRACIA SELETIVA

Obrigado FBV, Sindilojas por não registrar e credenciar essa Coluna.

 

25 ANOS

A  Matriz está em festa e fará um encontro entre velhos amigos para comemorar e assistir a um papo sobre a importância da emoção na comunicação. Recebo o convite com muito carinho.

 

LÊ PRA MIM?

É um projeto digno e encantador criado por três jovens meninas de 13 anos com a finalidade de ser uma ONG que arrecadará livros doados para que todos possam ter acesso a leitura e principalmente ao conhecimento .
Raro e belo momento de preocupação com todos.

 

Liberdade: substantivo feminino

 

O que é sucesso? Poder, dinheiro, carreira…? Embora esses elementos façam parte do imaginário coletivo sobre uma vida bem-sucedida, ao ouvir mulheres de diferentes trajetórias, descobrimos que há algo mais essencial e profundo: a liberdade.

É com esse olhar que nasce LIBERDADE: substantivo feminino, um projeto idealizado, mobilizado e organizado pela advogada Alessandra Velloso, que reúne relatos de mais 11 mulheres inspiradoras — empresárias, mães, profissionais, estudiosas — que compartilham suas vivências sobre sucesso e liberdade sob diversas perspectivas.

“Eu desejo que esse encontro de vozes potentes possa inspirar outras mulheres para que encontrem coragem para viver o sucesso do seu próprio jeito — com liberdade, verdade e propósito”, destaca  Alessandra.

Advogada atuante, empresária de renome, mãe, filha e esposa, Alessandra Velloso assina o capítulo de abertura e conduz o leitor ao longo da obra, apresentando cada uma das coautoras com sensibilidade e profundidade. Além de nomes como Carolina Haack, Lauren Fração, Cláudia Bartelle, Mariana Uebel, Chris Gadret, Juliana Aragonez, Natália Verdi, Janine Marun e Fernanda Hahn, o livro presta homenagem afetiva a duas figuras que marcaram profundamente a trajetória de Alessandra: sua mãe, Maria Eulália — pedagoga dedicada, cuidadora amorosa e referência no atendimento a pessoas com deficiência na APAE — e sua tia Alda, mulher múltipla que foi mãe, professora, corretora de imóveis, especialista em hanseníase e inspiração por onde passou.

A realização e o gerenciamento editorial do projeto foram conduzidos pela Critério Editorial, com edição de Mateus Colombo Mendes. O livro conta com a participação de dois homens: Flávio do Couto e Silva, que assina o prefácio, é renomado advogado e mentor de Alessandra; e de seu pai, Jorge Velloso, que assina a contracapa. As fotografias são de Dudu Carneiro. O lançamento de LIBERDADE: substantivo feminino é um convite aberto à escuta, à troca e à valorização das histórias de mulheres reais — fortes, sensíveis e autênticas — que encontraram na liberdade o fio condutor de suas vidas e conquistas.

“Sucesso é caminhada, é processo — é altos e baixos, perdas e ganhos. E, sobretudo, não parar, nem abrir mão da liberdade”, ressalta Alessandra.

 

Missão internacional leva gestores do Sicredi à China

A viagem, ocorrida em abril, teve como foco inovação e tecnologia

O Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, proporcionou para diretores de negócios de cooperativas filiadas à Central Sicredi Sul/Sudeste, uma imersão internacional na China. A viagem de mais de 10 dias entre Pequim e Shangai teve como objetivo a troca de experiências sobre inovação e tecnologia, além da observação in loco de tendências para o futuro das finanças no maior mercado fintech do mundo. Neste sentido, o grupo participou de visitas a grandes empresas chinesas para conhecer modelos e soluções digitais. “Sobre a perspectiva de modelo de negócio, os principais insghts que a viagem proporcionou são sobre ecossistemas, escala e uso de dados. As empresas, sabendo que seus usuários estão sempre conectados aos seus aparelhos celulares, direcionam todas suas ofertas e de seus parceiros para um único App, criando um ecossistema de soluções, gerando grande tráfego de usuários e consequentemente dados sobre consumo e preferências, que explorados para gerar novos negócios e interações por meio de algoritmos cada vez mais poderosos. No Sicredi, estamos vivendo essa transformação e construindo as bases para entendermos melhor as demandas dos associados, o que permite personalizar soluções financeiras e não financeiras a fim de continuarmos sendo relevantes nas regiões onde estamos presentes,” explica o diretor de desenvolvimento de negócios da Central Sicredi Sul/Sudeste, Edison Silva.

Impacto positivo nas cooperativas

Conforme Silva, os integrantes da missão levarão para suas regiões reflexões sobre a necessidade de se adequarem a um mundo em constante transformação, sem deixar de ter o associado no centro do negócio. “A China nos mostra um pouco, hoje, o que será nosso futuro no Brasil porque é nítido o desenvolvimento chinês em diversos setores. Precisamos estar preparados para essas mudanças, que ainda não chegaram aqui”, conclui.

 

Coluna do Zé

José Maurício PiresAlves

 

Numa reunião com um grupo de amigos falávamos mal das calçadas de São Paulo quando uma senhora disse-nos que deu um passo em falso e quase caiu. Foi um tremendo susto.
Eu achei que foi uma grande sorte pois o passo foi na calçada e não na vida.
E, imediatamente pensei que seria um bom tema para hoje: os passos em falso que podemos dar na vida.
Eles podem ser muito prejudicais pois nos levam a caminhos sem volta aparente, e nem sempre conseguimos recuperar o que perdemos.
Mas também não devemos ficar parados vendo a vida passar. Temos que sair da popular zona de conforto.
Mudanças são necessárias pois não podemos esperar resultados diferentes sem elas.
Virão então as incertezas, os riscos e o medo do insucesso.
Estamos envolvidos por mudanças tecnológicas que podem melhorar nossas vidas, mas trazem novos desafios. Novas habilidades e capacidades.
É a transformação pessoal.
Que deve ser obtida com planejamento criterioso, passo a passo para não virar correria e cairmos sem querer.
Como diria meu amigo Google “a adaptação é uma habilidade essencial na vida moderna”.

 

ARTIGOS SELECIONADOS

 

Para ler artigos com a curadoria desta coluna, separados para o nosso leitor mais exigente, sobre: Estudo mostra que pais da geração Z estão lendo menos para os filhos, Brasileiro terá de trabalhar até mais tarde, mas mercado ainda resiste aos “grisalhos”, Rodrigo Faro é presença confirmada na Gramado Summit 2025, Como as marcas vão se comunicar no futuro?, Tentaram combater o monopólio do Google, mas tiro sai pela culatra e medida pode acabar com um dos únicos navegadores que compete com o Chrome e Kantar divulgou o ranking BrandZ. Clique AQUI!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Rolar para cima

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.